![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHPyqjtff_H_DLoXYnosLKfn3iFwMGRWpkYhrqgdjXGPXcqI0rXRss-l__hzL5bKRHbz0_3FIE5GYIH00wjgKCzP4U-61VMAiJNhFNhE3JhyphenhyphenFKNl0FsSMzSH6pbUXMWnZ17xiL1E1fQg/s320/glossary.jpg)
Abaixo algumas palavras-chaves e seus conceitos para ajudar na compreensão dos assuntos relacionados a Contabilidade:
Balanço Patrimonial: é a demonstração destinada a evidenciar, quantitativamente e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeiro da Entidade. O Balanço Patrimonial é composto pelo Ativo, Passivo e pelo Patrimônio Líquido.
Ativo: Conjunto de bens e direitos da entidade/empresa, sendo a parte positiva do Patrimônio. É onde ocorre a aplicação de recursos, de modo que gere lucros para a empresa.
Patrimônio: Conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade. Do ponto de vista contábil, são considerados apenas os bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda.
Patrimônio líquido: É a diferença entre os valores do ativo (bens e direitos) e do passivo (obrigações) de uma entidade, em determinado momento.
Passivo: Conjunto das dívidas e obrigações que uma pessoa física ou jurídica deve satisfazer. É o oposto do Ativo, o qual representa o conjunto dos direito e bens da empresa.
D.R.E (Demonstração de Resultado do Exercício): tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas em determinado período, ou seja, apurar o lucro líquido.
ICMS: É o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação é um imposto estadual, ou seja, somente os governos dos Estados do Brasil e do Distrito Federal têm competência para instituí-lo.
Imposto de Renda ( I.R): Recai sobre qualquer lucro ou renda obtidos anualmente. Ele é controlado pelo Governo de cada país onde é cobrado. Nestas nações, cada indivíduo ou corporação tem a obrigação de subtrair uma determinada percentagem de seu rendimento médio ganho em um ano e pagar esta quantia ao governante. Esta fração varia conforme a renda anual ou pode ser estabelecida uma determinada proporção fixa.
Receitas: São todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestação de serviços, como por exemplo: rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.
Despesa: é todo o gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas, como por exemplo juros, multas, material de escritório e etc. A diferença entre despesa e custo é que a despesa não pode ser diretamente relacionada com o produto final.
Pessoa física: É todo ser humano, todo indivíduo, pessoa natural (sem qualquer exceção).
Pessoa jurídica: É a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas industriais, comerciais, etc.) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas, etc.). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas.
Bibliografia:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Icms>. Acesso em 13 mar. 2014.
<http://www.infoescola.com/economia/imposto-de-renda/>. Acesso em 13 mar. 2014.
<http://www.significados.com.br/receitas-e-despesas/>. Acesso em 13 mar. 2014.
<http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/gestaocontabil.htm>. Acesso em 13 mar. 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário