quinta-feira, 8 de maio de 2014

Balanço Patrimonial: Na prática

Após demonstrarmos a parte teórica, descritiva de um Balanço Patrimonial (B.P), podemos iniciar essa etapa com a inclusão de valores. 
Iremos analisar o balanço patrimonial da empresa Pirelli Pneus S.A., no ano de 2003. 

Veja o balanço abaixo:



Percebam que no Balanço Patrimonial o resultado total do Ativo e o Passivo sempre terão que ser iguais, nesse caso R$ 1.782.46, pois p B.P precisa "fechar", todo recurso tem uma origem e um destino.
  
Mas, por que precisam ser iguais? 

O Balanço significa equilíbrio. Balanço Patrimonial nada mais é que o equilíbrio do patrimônio. Então, por exemplo: se a entidade fosse compra sapatos do seu fornecedor , essa compra vai ser contabilizada no passivo porque você ira ‘dever’ o seu fornecedor, entretanto você ira aumentar o seu estoque, sendo o seu valor de compra igual o valor de estoque. Agora, e quando meu cliente compra meu estoque? A compra irá diminuir o seu estoque que esta no ativo, porque o estoque é bens + direitos, porém esse valor de venda será contabilizado no ativo também, porque é um direito que você tem de receber do seu cliente. 
Então tenha em mente que o balanço sempre irá fechar, pois a ação que eu faço no meu passivo irá afetar meu ativo, e até mesmo uma ação no ativo afetará o ativo, como foi o caso do exemplo citado acima. Caso balanço não feche, existe algo errado ! 
  
Quer entender melhor como funciona? Assista a essa vídeo aula abaixo que separamos para você ! 



Envie suas dúvidas para nosso email comex.contabeisblog@gmail.com que tentaremos te ajudar! 
  
Obrigada ! 


Fonte:


Um comentário: