sexta-feira, 16 de maio de 2014

Análise Vertical e Análise Horizontal



Buscando facilitar o processo de análise vamos análisar o Balanço e a DRE utilizando de duas técnicas denominadas Análise Horizontal e Análise Vertical de Demonstrativos. 


A Análise Horizontal e Vertical é a forma mais comum de expressar a análise das demonstrações contábeis, pois, apesar de sua simplicidade, elas irão destacar as variações mais importantes no Balanço Patrimonial e na Demonstração de Resultado do Exercício. 
  
Análise Horizontal 
 Essa análise é denominada horizontal porque se baseia na evolução dos saldos das contas ao longo dos anos. A comparação ocorre entre os mesmos elementos patrimoniais, porém em exercícios diferentes. Essa metodologia propicia o conhecimento dos detalhes das demonstrações financeiras. 

A análise horizontal tem como principal objetivo evidenciar o crescimento ou a redução de itens dos demonstrativos contábeis ao longo dos exercícios sociais para caracterizar tendências. 
Mostra a evolução de cada conta das demonstrações financeiras e, pela comparação entre elas, permite tirar conclusões sobre a evolução da empresa. 

Metodologia da análise: 
O cálculo é bastante simples. O primeiro ano, que é o mais antigo, será considerado ano base e todos os seus valores serão considerados iguais a 100. Todos os demais valores dos anos subsequentes serão um percentual desse valor base. 

Formula: Valor atual do item/Valor do item no período base - 1 x 100 
  
Exemplo:

Observe que o ano de 2003 nesse exemplo é o ano base. 

Circulante do ativo 2004 : R$1.052.908/823.230= 1,2789 - 1 = 0,2789 x 100% = 27,9% 

E é dessa forma sucessivamente.

Na DRE: O calculo é realizado da mesma forma. 
Veja o exemplo:


Análise Vertical 
A Análise Vertical mostra a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da comparação com padrões do ramo ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permite inferir se há itens fora das proporções normais. 
Ela permite avaliar as estruturas de composição de itens de um demonstrativo contábil, buscando evidenciar as participações dos elementos patrimoniais e de resultado dentro de um total. A metodologia consiste em calcular o percentual de cada conta em relação ao um valor base. Na análise de vertical de um Balanço calcula-se o valor percentual de cada conta em relação ao 
total do Ativo. 
 Formula: Conta(ou grupo de contas)/Ativo total(ou passivo total) x 100 
  
Exemplo: 


Circulante do Ativo: 823.230/1.782.464= 0,4618 x 100% = 46,2% 
E assim sucessivamente de acordo com a formula. 
  
Na DRE: No cálculo da Análise vertical da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) a base pode  ser a receita bruta ou a receita líquida. No exemplo a seguir, consideramos como base a Receita  Líquida de vendas.







Ainda tem dúvida? Aprenda com um professor como se calcula a Análise vertical e horizontal:






Fontes:

Ead. Apostila de contabilidade

http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/estrutura-analise-financeiroeconomica-das-demonstracoes-.htm

http://www.cavalcanteassociados.com.br/utd/UpToDate294.pdf









8 comentários:

  1. muito bom. me ajudou muito a compreender

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Me ajudou bastante <3

    ResponderExcluir
  3. Nos concursos nao deixam usar calculadora como calcular vc tem alguma dica para fazer esses cálculos sem calculadora?

    ResponderExcluir
  4. E quando é o mesmo valor nos dois anos comparados, qual o resultado, 100% ou 0%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia... vai ficar 100%, pois não houve alteração de valores. Esse percentual encontrado sempre será maior que 100% se o valor comparado for maior que o valor da base; o contrário, será inferior a 100%.

      Excluir