Cenário: Universo encantado da empresa dentro de uma economia de Mercado.
Objetivo: Mostrar a importância da contabilidade, na ótica empresarial, a partir do diálogo dos personagens, Ativo e Passivo.
Um funcionário distraído, sai de sua sala no fim do expediente,e esquece seu computador ligado;por volta das 20:45 hs de uma noite qualquer da semana, tendo na tela o balanço de uma empresa, apaga as luzes de sua sala rapidamente, não se dando ao trabalho de dar mais uma olhada por todo o ambiente para ver se alguma coisa teria sido esquecida como por exemplo um computador ligado, e na correria para não perder o ônibus, sai na direção da portaria para bater seu cartão de ponto.
Ali naquela sala com as luzes apagadas, algo estranho começa a acontecer, a tela do computador começa a tremer de forma continua e como passo de mágica o ativo e o passivo do balanço patrimonial, saem dela como pessoas se empurrando como se fossem iniciar uma briga daquelas...
A- Pelo amor da contabilidade, você sempre tem que ser igual a mim nos finalmente? Tudo que eu faço você tem que fazer também? Vê se me deixa em paz um momento só....
P- Sem essa querido, assim fomos criados e assim sempre seremos, mamãe contabilidade nos teve assim e agora é vivermos assim.
A- Eu sei disso seu metidinho, quando a contabilidade foi criada para registrar dentro de uma empresa todos os seus acontecimentos, nós fomos escolhidos para sermos os responsáveis para recebermos estas informações e guardá-las...
P- Estou cansado de saber disso...
A- Vamos fazer o seguinte: vamos bater um papinho sobre nós agora e botarmos nossas responsabilidades em pratos limpos topa?
P- Tudo bem irmãozinho, vamos fazer um diálogo para colocarmos em pratos limpos nossas
responsabilidades e depois pelo amor da contabilidade,e não me enche mais o saco ta?
P- Tá!
A- Olha eu sei que quando uma empresa inicia sua atividade, ela precisa de capital, o dinheiro para começar tudo, esse dinheiro vem para mim, e fica registrado dentro de mim, ou em bancos, ou em caixa, ou em maquinários, ou terrenos, matéria prima etc.
P- É sim, mas ele fica registrado também dentro de mim sabia? Lá no patrimônio liquido...
A- Pois bem, eu sou tudo aquilo que chamam de Bens e Direitos, sou a riqueza da empresa, gostou?
Sou dividido em algumas partes onde cada parte possui diversos órgãos, por ordem são:
-Circulante
-Realizável a longo prazo
-Permanente
P- Eu também tenho três:
-Circulante
-Exigível a longo prazo
-Patrimônio liquido.
A- Deixa-me explicar por favor!
No circulante se registra tudo que possui disponibilidade para a empresa, aquela disponibilidade de curto prazocomo dinheiro em caixa, banco ou na conta ou em aplicações. O Realizável a longo prazo é o componente que possui os itens duplicatas a receber, estoques etc. São bens e direitos que podem ser transformados em dinheiro. E tenho o Permanente, que também são bens e direitos mas que não se destinam à venda, mas que podem ser vendidos, como Investimentos em outras empresas (ações) ou aplicações de longo prazo, Imobilizado, máquinas, imóveis veículos etc. Entendeu seu Passivo?
P- Ta,agora é a minha vez de explicar ,certo? No meu caso é tudo diferente, enquanto os seus
são bens e direitos os meus são obrigações, dividas, responsabilidades de pagamentos entendeu? Meu lado parece sempre o mais ferrado né? Mas não é bem assim, ele apenas mostra um lado da realidade da empresa, se está bom ou não o meu lado ou o seu, é problema de quem administra a empresa sabia?
Meu lado também começa com o circulante,aqui existe todas as obrigações que uma empresa
precisa liquidar até 365 dias,o exigível a longo prazo,são as obrigações que uma empresa tem que liquidar com prazo superior a um ano. E por ultimo tem o Patrimônio liquido, é onde se registra o capital, os recursos dos proprietários (acionistas) aplicados na empresa, mais os lucros e as reservas quando da apuração do resultado da empresa.
A- Pois bem, a contabilidade é um universo, onde nela se faz de tudo para se chegar a entender os caminhos das atividades da empresa, são chamados de lançamentos contábeis toda e qualquer transação que exista dentro dela, como comprar uma peça para repor no computador ou máquina de produção, o pagamento dos salários dos funcionários, compra de: um veiculo, matéria prima para a produção, material de escritório ou qualquer outro item para ser usado dentro da empresa. Enfim todo e qualquer movimento que aconteça dentro de uma empresa onde exista um valor qualquer sendo manipulado, este valor deverá ser registrado na contabilidade.
P- Tem despesas também Senhor Ativo, como almoços de executivos, festas comemorativas, e tem empresa que patrocina até time de futebol, vôlei etc.
A- Estas despesas não são gastos para farras, são investimentos, por exemplo: Quando os executivos saem para almoçar, eles vão com clientes ou fornecedores,com isso o relacionamento fica mais próximo, lá eles tratam de negócios; e investir em times de futebol ou vôlei ou seja lá em qualquer time de outro esporte,ou até mesmo em um único atleta, como o Guga no tênis, é investimento para fazer propaganda da marca de seus produtos entendeu?
A-Sim , olha, muitas empresas, investem e muito nisso, a área de Recursos humanos (desenvolvimento organizacional) se preocupa e muito em estar incentivando estes desenvolvimentos, cursos, palestras, algumas empresas possuem até grupo de teatro para passar diversas informações e esclarecimentos para os funcionários da empresa.
P- É ,mas acho que a maioria dos funcionários não conhecem o Ativo e o Passivo do Balanço Patrimonial de sua empresa não é?
A- Ta certo, acho que todos deveriam saber como somos e como estamos, pois sempre achei que a responsabilidade do sucesso da empresa é de todos, do dono até o porteiro da entrada da empresa, e como eu e você somos o retrato fiel de um momento que a empresa vive, acho que seria importante tanto nos resultados positivos e nos negativos que todos soubessem da situação da empresa, o que você acha disso?
P- Ta certo irmãozinho, é como um barco quando afunda, vai todo mundo pra água,né ? Se não afunda, chega todo mundo no cais.
A- Puxa vida, já estamos conversando há bastante tempo não?
P- Pois e , já fazia um bom tempo que a gente não se falava tanto.Só para distrair vou te contar uma piada, escuta só:
As Mulheres e a Contabilidade
A solteira é... crédito
A casada é... débito
A cunhada é... previsão para devedores
duvidosos
A bonita é... lançamento certo
A feia é... estorno
A feia e rica é... conta de compensação
A bonita e rica é... lucro certo
A vizinha é... ações de outras companhias
As que fazem operações plásticas são...
obras e benfeitorias
As gestantes são... obras em andamento
As que não são solteiras, casadas ou
viúvas... contas a classificar 33
A sogra pode ser classificada em duas
rubricas: prejuízo acumulado ou contas a
pagar.
A: hahahahaha bem legal..
P- Eu te contei uma piada e você tem alguma para me contar?
A- Desta vez não contarei piada, mas farei um
poema com a palavra contabilidade, e antes que me pergunte, este poema chama-se acróstico, onde uso cada palavra de um nome para expressar o sentimento, ta?
CONTABILIDADE
Cada dia em uma empresa
O meu ser é importante
No débito e no crédito
Toma forma o que acontece
Ativo e passivo aparece
Botando a boca no trombone
Indicando resultados conquistados
Levando aos administradores
Instrumento para tomar decisões
Do sucesso ao insucesso
A boa leitura de um balanço
Dá segurança a quem faz gestão
Encontrar pelo caminho solução.
P- Bem bacana, mas não está na hora da gente voltar para a real?
A- Com certeza, precisamos retornar ao nosso habitat natural, e olha precisamos nos falar mais, acho que daqui um tempo vou marcar outro dialogo para nós.
P- Perfeitamente, mas não dá para você dizer um bate papo?
A- Claro, mas já está amanhecendo e logo o nosso amiguinho que saiu ontem sem desligar o micro, dando mais alguma despesa para sua empresa desnecessariamente vai chegar, vamos lá.
P: Ate logo.
Fonte:
Editado por Patricia da Silva Almeida, baseado no texto:
http://cordeirodefreitas.files.wordpress.com/2012/07/ativo-e-passivo-no-balanc3a7o-da-contabilidade-dic3a1logos1.pdf, escrito por Antônio José Cordeiro de Freitas, formado pela Universidade Federal de Uberlândia, em Ciências Econômicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário